Como tutor de um cão, há muitas coisas que você ama no seu peludo, mas a baba dele provavelmente não é uma delas! Se você tem um cão de grande porte, como um São Bernardo, não é raro que ele produza bastante saliva. Mas até mesmo cães pequenos podem babar consideravelmente, deixando marcas molhadas em móveis e roupas.
Veja nossas principais dicas sobre como limpar a baba do seu cachorro.
O que é a baba dos cães?
A baba é o acúmulo de saliva ao redor da boca do cão, e faz parte normal e necessária do processo digestivo.
Os cães possuem quatro glândulas salivares na região do pescoço e maxilar. Essas glândulas produzem saliva quando o cão come, assim como sua boca se enche de água ao cheirar sua comida favorita. A saliva ajuda a engolir e a quebrar pedaços maiores de comida.
Algumas raças, como os São Bernardos e Mastins, têm dificuldade em conter a saliva dentro da boca por causa da estrutura de suas cabeças e lábios. Por isso, essas raças são conhecidas por babarem mais do que outras.
Além de auxiliar na digestão, a saliva também ajuda a manter os dentes do seu cão saudáveis. Ela é levemente alcalina, o que forma uma barreira contra os ácidos que podem causar cáries.
A saliva dos cães também possui propriedades antibacterianas. Estudos indicam que, quando o cão lambe suas feridas, elas cicatrizam duas vezes mais rápido em comparação às que não são lambidas.
A baba do seu cão é saudável?
É normal que os cães babem, mas se você perceber que seu cão está babando em excesso, isso pode ser sinal de um problema de saúde.
Como a baba é produzida para ajudar na digestão, a boca do seu cão vai salivar sempre que ele ingerir algo, não apenas comida. Se o seu cão estiver babando demais, pode ser um sinal de que algo estranho está preso na boca ou no esôfago. A baba também pode aumentar se ele tiver ingerido algo tóxico.
Entre em contato com o veterinário imediatamente se suspeitar que seu cão ingeriu algo prejudicial, pois as consequências podem ser graves.
Problemas dentários, como cáries e acúmulo de placa, também podem causar baba excessiva. Escove os dentes do seu cão regularmente e leve-o ao veterinário para uma limpeza profissional duas vezes ao ano.
Outro fator que pode desencadear baba excessiva é a ansiedade. Quando o cão está ansioso, tende a ofegar muito, o que provoca um aumento na produção de saliva. O mesmo ocorre com o enjoo por movimento.
Outras causas comuns de baba excessiva incluem:
- Náusea
- Lesões na boca
- Crescimentos na boca
- Problemas gastrointestinais
- Excitação
Aceite a Baba do Seu Cão
A baba pode não ser a parte favorita de ser tutor de um cão, mas faz parte do que os torna tão adoráveis. Agora que você sabe como lidar com ela, fica mais fácil apreciar esse comportamento natural do seu pet todos os dias!